A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA NA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS
Conforme o Anuário de Competitividade Mundial de 2019, o Brasil ocupa o 59º lugar dentre 63 países. Isso significa que mesmo antes da pandemia o país já tinha dificuldades nesse quesito, o que só foi agravado pela crise causada pelo COVID-19.
Isso fica evidente ao visualizar uma pesquisa do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Ela aponta que 31% das empresas nacionais tiveram que mudar sua forma de funcionamento e se reinventar para manter a saúde financeira durante a pandemia.
Essa situação impacta diretamente na competitividade das organizações. Isso porque mais de 10 milhões de negócios tiveram que fechar temporariamente, o que favorece outras empresas do mesmo setor. Mas além disso, existem diversos outros fatores que influenciam esse cenário. Continue a leitura e confira.
Nessa perspectiva, significa obter margem de lucro igual ou superior aos seus adversários de mercado.
A competitividade no mercado globalizado visa melhorar continuamente toda a relação da cadeia entre a empresa e o consumidor final. Prestando serviços em tempo real aos clientes a qualquer hora e em qualquer lugar. E com o aumento contínuo da fidelização de clientes, a rentabilidade será mantida em um nível ideal.
Além disso, permite que você aprenda mais sobre o mercado de atuação, crie autoridade e transmita valor para o seu público-alvo.
Ao se tornar referência no setor, a empresa fideliza e atrai cada vez mais novos clientes, aumentando a rentabilidade e promovendo o crescimento saudável da organização.
Ademais, a competitividade é importante para equilibrar o mercado, promover a livre concorrência e fornecer mais opções para os consumidores.
Empresas de serviços e produtos de primeira necessidade tiveram seus negócios impulsionados pela pandemia. Enquanto outros considerados supérfluos pelos consumidores tiveram queda na procura.
Outro impacto da pandemia foi a desvalorização do real em relação a outras moedas. Isso afeta a competitividade das organizações que precisam exportar produtos e matérias-primas, tendo em vista que para manter a margem de lucro precisam aumentar os preços.
Dessa forma, as empresas fabricantes que utilizam somente matérias-primas nacionais têm maior vantagem. As instituições exportadoras também são beneficiadas por esse cenário.
Além disso, muitas empresas foram afetadas pelas medidas de contenção impostas pelo governo, o que interferiu diretamente no volume de vendas.
Desse modo, instituições que tiveram estruturas para migrar sua atividade para o digital obtiveram maior vantagem competitiva. Isso porque conforme aponta uma pesquisa 71% dos brasileiros aumentaram o número de compras online após a pandemia.
Confira abaixo algumas dicas para permanecer competitivo:
Garanta que o seu público saiba quais são os horários de funcionamento do seu negócio, promoções e todas as modificações feitas para atendê-los com segurança nesse momento de pandemia.
Dessa forma, você pode construir uma base de clientes na qual pode confiar após o fim da pandemia e ainda estar à frente de seus concorrentes.
As empresas que desejam ser competitivas no mercado precisam se distinguir das demais. Para isso é preciso que o seu público-alvo reconheça os diferenciais do seu negócio.
Alguns estabelecimentos passaram a atender somente por aplicativos de entrega, outros migraram totalmente para o home office ou transformaram as lojas físicas em lojas virtuais.
Outras estratégias utilizadas por negócios são vouchers, assinaturas e promoções, como por exemplo: ‘compre agora por um melhor preço e leve o produto/serviço depois, quando normalizar a situação da pandemia’.
Sendo assim, diante dos fatos mostrados, podemos considerar que a pandemia impactou diretamente na competitividade das empresas. E os negócios que foram afetados por essa crise precisam se reinventar se quiserem continuar operando.
Vale lembrar que rever custos e concentrar esforços nas ações estratégicas da empresa também são ações relevantes para melhorar a competitividade, entre elas, a terceirização de profissionais pode ser uma ação interessante. Entenda todas as vantagens.
Isso fica evidente ao visualizar uma pesquisa do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Ela aponta que 31% das empresas nacionais tiveram que mudar sua forma de funcionamento e se reinventar para manter a saúde financeira durante a pandemia.
Essa situação impacta diretamente na competitividade das organizações. Isso porque mais de 10 milhões de negócios tiveram que fechar temporariamente, o que favorece outras empresas do mesmo setor. Mas além disso, existem diversos outros fatores que influenciam esse cenário. Continue a leitura e confira.
O QUE É A COMPETITIVIDADE NO MERCADO GLOBALIZADO?
Competitividade é geralmente vista no contexto econômico. Sendo considerada a habilidade de uma empresa de cumprir sua missão com mais sucesso do que os seus concorrentes.Nessa perspectiva, significa obter margem de lucro igual ou superior aos seus adversários de mercado.
A competitividade no mercado globalizado visa melhorar continuamente toda a relação da cadeia entre a empresa e o consumidor final. Prestando serviços em tempo real aos clientes a qualquer hora e em qualquer lugar. E com o aumento contínuo da fidelização de clientes, a rentabilidade será mantida em um nível ideal.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA COMPETITIVIDADE?
A competitividade é importante pois possibilita que os clientes percebam o diferencial de uma empresa. Ao se destacar da concorrência uma organização pode obter melhores resultados.Além disso, permite que você aprenda mais sobre o mercado de atuação, crie autoridade e transmita valor para o seu público-alvo.
Ao se tornar referência no setor, a empresa fideliza e atrai cada vez mais novos clientes, aumentando a rentabilidade e promovendo o crescimento saudável da organização.
Ademais, a competitividade é importante para equilibrar o mercado, promover a livre concorrência e fornecer mais opções para os consumidores.
COMO A PANDEMIA INTERFERIU NA COMPETITIVIDADE?
A pandemia prejudicou a competitividade de algumas organizações e favoreceu a de outras. Isso porque o faturamento de alguns setores despencou e os custos de crédito aumentaram. Sendo que, conforme estudo do SEBRAE mais de 50% das empresas entrevistadas tentaram, mas não conseguiram um empréstimo.Empresas de serviços e produtos de primeira necessidade tiveram seus negócios impulsionados pela pandemia. Enquanto outros considerados supérfluos pelos consumidores tiveram queda na procura.
Outro impacto da pandemia foi a desvalorização do real em relação a outras moedas. Isso afeta a competitividade das organizações que precisam exportar produtos e matérias-primas, tendo em vista que para manter a margem de lucro precisam aumentar os preços.
Dessa forma, as empresas fabricantes que utilizam somente matérias-primas nacionais têm maior vantagem. As instituições exportadoras também são beneficiadas por esse cenário.
Além disso, muitas empresas foram afetadas pelas medidas de contenção impostas pelo governo, o que interferiu diretamente no volume de vendas.
Desse modo, instituições que tiveram estruturas para migrar sua atividade para o digital obtiveram maior vantagem competitiva. Isso porque conforme aponta uma pesquisa 71% dos brasileiros aumentaram o número de compras online após a pandemia.
COMO SE PREPARAR PARA MANTER-SE COMPETITIVO?
Como a pandemia ainda não acabou e não há previsão de término, o melhor a se fazer é tomar medidas para manter a competitividade em meio à crise e se preparar para adversidades futuras.Confira abaixo algumas dicas para permanecer competitivo:
PROMOVA AÇÕES DE MARKETING
O clichê ‘quem não é visto não é lembrado’ é válido. Invista em ações de marketing e mantenha seus clientes sempre informados.Garanta que o seu público saiba quais são os horários de funcionamento do seu negócio, promoções e todas as modificações feitas para atendê-los com segurança nesse momento de pandemia.
ATRAIA NOVOS CLIENTES
Mais importante do que manter os clientes que você já possui é atrair novos. Reserve um tempo para gerar leads (pessoas com interesse nos seus serviços/produtos), invista em marketing de conteúdo, SEO e, se possível, em anúncios na internet.Dessa forma, você pode construir uma base de clientes na qual pode confiar após o fim da pandemia e ainda estar à frente de seus concorrentes.
CONHEÇA E DESTAQUE SEUS DIFERENCIAIS
Os consumidores estão a cada dia mais exigentes, o que leva à necessidade de se destacar. Desse modo, é fundamental agregar valor ao produto ou serviço prestado.As empresas que desejam ser competitivas no mercado precisam se distinguir das demais. Para isso é preciso que o seu público-alvo reconheça os diferenciais do seu negócio.
ADAPTE, REINVENTE E INOVE
Conforme apontado pela pesquisa do SEBRAE, 31% das empresas nacionais tiveram que adaptar seus serviços para continuar competitivas.Alguns estabelecimentos passaram a atender somente por aplicativos de entrega, outros migraram totalmente para o home office ou transformaram as lojas físicas em lojas virtuais.
Outras estratégias utilizadas por negócios são vouchers, assinaturas e promoções, como por exemplo: ‘compre agora por um melhor preço e leve o produto/serviço depois, quando normalizar a situação da pandemia’.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De acordo com o estudo feito pelo SEBRAE, 87,5% das empresas participantes relataram que o faturamento mensal diminuiu por causa do coronavírus, enquanto apenas 2,4% tiveram um aumento nas vendas.Sendo assim, diante dos fatos mostrados, podemos considerar que a pandemia impactou diretamente na competitividade das empresas. E os negócios que foram afetados por essa crise precisam se reinventar se quiserem continuar operando.
Vale lembrar que rever custos e concentrar esforços nas ações estratégicas da empresa também são ações relevantes para melhorar a competitividade, entre elas, a terceirização de profissionais pode ser uma ação interessante. Entenda todas as vantagens.