MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS

  • MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS

Qualquer organização deve se preocupar em realizar uma boa gestão para conquistar melhores resultados. Por isso, com as empresas de serviço não seria diferente.

Uma gestão eficiente é responsável por promover muitos benefícios para a empresa, seus funcionários e clientes que atende.

O gestor deve estar envolvido com os colaboradores da sua equipe, dando feedbacks quando necessário, para que o funcionário cresça e se desenvolva dentro da organização.

Contudo, ainda é muito comum que as empresas não saibam o que é gestão ou não apliquem esse termo de forma correta no dia a dia.

Pensando nisso, preparamos esse post para explicar mais sobre o assunto.

Ficou curioso? Então acompanhe o post abaixo!

 


O QUE É GESTÃO?
O termo gestão vem do latim gestione e significa a prática de administrar ou de gerir pessoas e recursos com alguma finalidade.

A gestão nas empresas de serviços está mais voltada aos recursos humanos que compõem a organização e o seu objetivo é incentivar a participação dos funcionários, desenvolvendo autonomia e responsabilidade.

O gestor deve avaliar o trabalho dos funcionários, oferecendo feedbacks constantes para que eles possam melhorar. Também é necessário, engajar a equipe para realizar, assim as entregas serão com maior qualidade e dentro do prazo.

Resumindo, gestão refere-se ao processo de orientar o funcionário em qual caminho ele deve seguir para atingir os objetivos desejados.

 

EXISTE DIFERENÇA ENTRE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO?
Muitas pessoas acreditam que a gestão e administração são a mesma coisa. Entretanto, na prática, eles são diferentes.

Por isso, vamos explicar o que significa cada termo para que você possa entender quais são as diferenças.

 


ADMINISTRAÇÃO
Administrar, está ligado a planejar e controlar os recursos da empresa. Ou seja, o foco do administrador está voltado para os processos administrativos que são realizados pela companhia.

Segundo a Teoria Clássica da Administração desenvolvida pelo Henri Fayol, o administrador tem o papel de dar ordens aos colaboradores. Porém, ele deve buscar o equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.

A administração é realizada de forma mais racional e o foco é atingir as metas e os objetivos da empresa.

 


GESTÃO
Por sua vez, o termo gestão está ligado ao aspecto político-administrativo de uma empresa. Ou seja, ela dá mais atenção às pessoas que estão envolvidas no processo como um todo.

O objetivo do gestor é organizar as equipes e os recursos de acordo com as diretrizes da empresa. O foco está voltado para as relações interpessoais.

No dia a dia, o gestor atua nos processos táticos e deve estar envolvido com os colaboradores e com as metas determinadas pelos administradores.

Enquanto a administração tem o foco voltado para as operações da empresa, a gestão é responsável por desenvolver as políticas e os objetivos da organização.

Além disso, a gestão também deve acompanhar as tendências de mercado e deve inspirar a equipe.

 


PRINCIPAIS TIPOS DE GESTÃO
Agora que você já sabe o que é gestão, vamos ver quais os tipos de gestão existem no mercado.

Lembrando que, esse termo pode ser aplicado em diversas situações e, muitas vezes, ela possui significados diferentes.

Veja os tipos de gestão mais conhecidos e que podem melhorar o resultado da empresa.

 


1 - GESTÃO DE PESSOAS
A gestão de pessoas é um dos modelos mais amplos, pois ele envolve todo o recurso humano que a organização possui. E isso inclui, as habilidades, conhecimentos e técnicas que são aplicados no desenvolvimento do colaborador.

Segundo Chiavenato, a gestão de pessoas se inicia no processo de recrutamento e vai até a avaliação de desempenho individual.

Para realizar uma boa gestão de pessoas, é necessário que o gestor tenha empatia com os colaboradores.

O gestor deve delegar as funções aos colaboradores e dar autonomia para que a equipe consiga tomar as próprias decisões.

Além disso, é necessário montar um time diverso e plural, promovendo a diversidade de ideias e opiniões.

 


2 - GESTÃO DE PROCESSOS
Realizar a gestão de processos é cuidar para que as atividades sejam realizadas da melhor maneira, pois elas são fundamentais para o bom funcionamento da organização.

Os colaboradores devem ser capacitados para executar as funções. Porém, também devem conseguir realizar as atividades rotineiras da melhor forma.

Portanto, o objetivo da gestão de processos deve ser otimizar as atividades. Tornando-as menos burocráticas, mais simples de serem executadas etc.

Assim, o colaborador passa menos tempo realizando determinada atividade e consegue entregar um serviço de qualidade.

 


3 - GESTÃO DE PROJETOS
A gestão de projetos está relacionada a tudo que pode ser utilizado no desenvolvimento de determinada tarefa. Como, o tempo, custos, riscos, estratégias, qualidade das entregas, prazos etc.

Portanto, quando a gestão ocorre de forma eficiente, ela garante que os objetivos atingidos sejam positivos para a organização e para os clientes.

Por meio dessa gestão, é possível melhorar os processos e minimizar os riscos. Ela também possibilita que os gestores consigam tomar decisões de forma mais ágil.

 


4 - GESTÃO DE TEMPO
A gestão de tempo é realizada para acompanhar a produtividade da equipe.

Para fazer esse acompanhamento, o gestor pode utilizar uma planilha com as horas trabalhadas por cada colaborador ou um timesheet automatizado.

Dessa forma, o gestor consegue analisar quais atividades estão demandando mais tempo ou quantas horas foram gastas em reuniões, por exemplo.

Com essas informações, a organização consegue saber quanto o projeto custou e se for necessário, pode realizar reajustes no preço.

 


5 - GESTÃO DE SERVIÇOS
Ao realizar uma gestão de serviços eficiente, a organização possui um diferencial competitivo no mercado.

Essa gestão é responsável por planejar e organizar as equipes que trabalham na linha de frente da empresa. Com o objetivo de realizar entregas mais rápidas e fidelizar o cliente, por meio da satisfação.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA GESTÃO PARA AS EMPRESAS DE SERVIÇOS?
Vimos que a gestão é fundamental para que a empresa cresça de forma saudável e para que ela consiga atingir as metas e os objetivos propostos.

Além disso, uma boa gestão beneficia muitos aspectos da organização, como: os processos, as equipes, os resultados e a satisfação do consumidor.

Veja qual a importância de ter uma boa gestão nas empresas:

 

Desenvolvimento de processos mais definidos;
Criação de uma rotina produtiva e organizada;
Aumento da produtividade dos colaboradores;
Melhorias no clima organizacional.

 

Uma boa gestão otimiza as rotinas de trabalho, tornando claras as responsabilidades de cada um.

Uma empresa prestadora de serviços, precisa ter uma boa gestão para que as entregas sejam feitas com a melhor qualidade e dentro do prazo. Dessa forma, é possível satisfazer as necessidades do cliente.

 

A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS NAS MELHORES PRÁTICAS NAS EMPRESAS DE SERVIÇOS
As pessoas são parte fundamental para o bom desenvolvimento e crescimento da organização.

Todavia, quando a equipe não está motivada ou não se identifica com os valores da empresa, elas não vão conseguir entregar um bom trabalho.

Desse modo, as empresas de serviços devem realizar a contratação de profissionais adequados para o perfil do negócio, através de processos de recrutamento e seleção bem definidos e automatizados.

Também é necessário avaliar se os profissionais que atuam na empresa estão satisfeitos com as atividades que estão exercendo.

Para saber o nível de satisfação dos colaboradores, os gestores podem aplicar testes e analisar o clima organizacional da empresa.

Ou seja, para que a organização consiga obter bons resultados, elas devem ter uma equipe de profissionais capacitados e motivados. Caso contrário, não será possível alcançar seus objetivos.

 


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste conteúdo, foi possível entender o que é gestão e como ela pode beneficiar as empresas de serviço.

Para as empresas prestadoras de serviço, uma boa gestão vai melhorar as entregas e aumentar a satisfação do cliente final. 

Uma boa gestão também é uma forma de facilitar a tomada de decisões e criar ações para atingir os resultados desejados.

 
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