POR QUE SER UM SÓCIO COOPERADO?

  • POR QUE SER UM SÓCIO COOPERADO?

A associação dos trabalhadores gera mais força em um modelo de organização que visa um espirito de equipe do sócio cooperado. Nas cooperativas de trabalho, o importante é o ser humano e satisfazer suas necessidades econômicas.

Não há um conceito de liderança autoritária, mas todos tendo a mesma voz e direitos buscando uma alternativa mais democrática, sustentável e humana de relações profissionais.

Cooperar é unir forças para alcançar propósitos maiores e, pensando nisso, profissionais autônomos decidiram unir-se para constituir cooperativas de trabalho visando uma maior representação coletiva no mercado de trabalho e conquistar melhores condições.

A lei 12.690/2012 regulamenta as cooperativas de trabalho como uma sociedade constituída por trabalhadores para o exercício de suas atividades, com proveito comum, autonomia e autogestão, a fim de obter melhor qualificação, renda, situação socioeconômica e condições gerais de trabalho.

As cooperativas de trabalho são capazes de atender praticamente todos os setores da economia baseando-se no esforço comum de profissionais de uma mesma área para a realização de objetivos de um todo.

Ser um sócio cooperado traz diversos benefícios para profissionais buscando recolocação no mercado. Conheça mais vantagens de se associar a uma cooperativa de trabalho.

– ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

As cooperativas de trabalho possibilitam que indivíduos isolados se organizem para atender ao mercado de trabalho com maior competitividade. A união dos profissionais melhora sua renda e condições de trabalho pela poder da força coletiva.

Como todos estão em busca do mesmo objetivo dentro de uma cooperativa, os esforços desempenhados pelos profissionais são diretamente responsáveis performance da cooperativa no mercado de trabalho.

– VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO DO SÓCIO COOPERADO

As cooperativas de trabalho privilegiam o fator trabalho em sua constituição, não adotando como prioridade o lucro. O capital financeiro é substituído pelo capital humano – a capacidade de produtividade de um trabalhador a partir da elevação de seu nível de qualificação.

Pelo interesse individual de crescimento, os profissionais das cooperativas de trabalho estão em constante desenvolvimento para atender o mercado de trabalho da melhor maneira possível, pois são os principais interessados em seu desempenho profissional.

A evolução dentro das cooperativas cria um ambiente de excelência profissional, em que todos visam os interesses individuais e coletivos para alcançar resultados.

– TODOS TÊM OS MESMOS DIREITOS E DEVERES

Um dos princípios das cooperativas é a Gestão Democrática. Os membros das cooperativas controlam e decidem ativamente suas políticas e todas as tomadas de decisões, não criando uma instituição hierárquica e verticalizada.

O sócio cooperado contribui igualmente para a formação do capital das cooperativas de trabalho e as sobras são divididas entre todos ou destinadas ao fortalecimento da cooperativa, sempre por decisões realizadas em assembleias.