COMO FUNCIONA O SISTEMA DE COOPERATIVA DE TRABALHO?

  • COMO FUNCIONA O SISTEMA DE COOPERATIVA DE TRABALHO?

Não importa o contexto histórico ou econômico: o sistema de cooperativa de trabalho traz benefícios para trabalhadores e empresas. O modelo compreende a união de profissionais de uma mesma categoria, como dentistas, cabeleireiros, catadores de recicláveis, entre outros, visando o fortalecimento no mercado.
Essa união visa melhores condições de trabalho, preços mais justos sobre produtos e serviços, compras coletivas e o atendimento às necessidades do mercado. O cooperativismo é adotado em vários segmentos. Veja alguns números que mostram o potencial do modelo no planeta:
·250 milhões de empregos gerados;
·Presença em 100 países;
·1 bilhão de cooperados envolvidos;
·2,6 milhões de cooperativas existentes.

O QUE É SISTEMA DE COOPERATIVA?

Você já deve ter utilizado o serviço de cooperativas de crédito ou de saúde. Certamente reparou que o padrão de funcionamento é diferente de empresas comuns, não é mesmo?
Isso porque o sistema de cooperativa consiste na união de pessoas de um mesmo segmento, regidos por uma mesma legislação, com objetivos em comum e com o funcionamento diferenciado.
Atualmente, a Lei 5.764/71, com alterações da Lei 7.231/84, regem a formação das cooperativas, que devem ter acima de 20 associados. A adesão é voluntária e o cooperado é livre para sair quando assim o quiser.
É bom lembrar que o modelo surgiu em 1844, logo após a Revolução Industrial (1840) no interior da Inglaterra. Um grupo de 28 tecelões que passavam por dificuldades financeiras se uniram para montar um armazém de secos e molhados, obtendo assim a garantia de alimentos e poder de negociação com fornecedores.
O movimento chegou no Brasil somente em 1889, com a criação da cooperativa de funcionários públicos em Ouro Preto-MG que adquiriam produtos agrícolas. Segundo a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) existem sete princípios que regem o cooperativismo. Confira:
1.Adesão voluntária e livre;
2.Gestão democrática;
3.Participação econômica dos membros (cada membro contribui para a formação de capital da cooperativa);
4.Autonomia e independência (os associados são donos do negócio);
5.Educação, formação e informação (capacitação perene);
6.Intercooperação (troca de informações, produtos e serviços);
7.Interesse pela comunidade (é mais que um modelo de negócios, é a busca do bem-comum da sociedade).

TIPOS DE COOPERATIVAS  

Antes de mostrarmos os 13 tipos de cooperativas existentes no Brasil, é bom ressaltar que nada impede que novos tipos sejam criados, desde que sigam os mesmo padrões dos demais. Agora confira quais são eles:
·Cooperativas agropecuárias;
·Cooperativas de consumo;
·Cooperativas de crédito;
·Cooperativas educacionais;
·Cooperativas habitacionais;
·Cooperativas de infraestrutura;
·Cooperativas de mineração;
·Cooperativas de produção;
·Cooperativas de saúde;
·Cooperativas sociais;
·Cooperativas de trabalho;
·Cooperativas de transporte;
·Cooperativas de turismo e lazer.
Como você viu, o sistema de cooperativa envolve praticamente todos os setores produtivos. O modelo de negócios é tão sólido que existem cursos sobre cooperativismo nas faculdades, eventos e associações para fortalecer ainda mais o setor.
Quando se fala em cooperativa agropecuária, por exemplo, pesquisas mostram que 48% dos alimentos que consumimos vêm dessas cooperativas. E, em se tratando de cooperativa de crédito, elas são adotadas por 9,7 milhões de pessoas no Brasil.

COOPERATIVA DE TRABALHO: VEJA VANTAGENS PARA TRABALHADOR E EMPRESA

Como você viu até aqui, o sistema de cooperativa traz vantagens para o cooperado e para o mercado. Isso porque o cooperado, também chamado de associado, tem potencial para negociar melhores valores de compra de insumos e de venda aos clientes em nome da cooperativa.
Além disso, por seguir os princípios do sistema de cooperativa, o cooperado tem acesso à educação para se aperfeiçoar em seu negócio. E, embora a cooperativa não vise lucro, as sobras do exercício podem ser divididas entre os membros. Aqui não interessa qual associado reuniu mais capital no período, pois a divisão é por pessoa.
Já para a empresa, as principais vantagens se encontram no fato de contar com profissionais qualificados pela cooperativa de trabalho, a garantia de qualidade e a redução de custos com recursos humanos.

CUIDADOS AO ASSOCIAR-SE A UMA COOPERATIVA DE TRABALHO

Como sempre ocorre na rotina do empreendedor, o acesso a uma cooperativa de trabalho deve ter planejamento. O empresário deve ponderar se trabalhará melhor reunido a um grupo de pessoas do que sozinho, se irá se adaptar ao novo sistema de trabalho, entre outros detalhes que dependem da área econômica.
Para ser inserido no sistema de cooperativa, o interessado deve pagar uma taxa de adesão. Ela varia conforme a cooperativa. Além disso, em muitas cooperativas se cobra uma taxa mensal de administração justamente para garantir o fluxo de caixa dessas organizações.
Por conta disso, é preciso tomar cuidado, pesquisar o histórico e os cases de sucesso da cooperativa e, além de tudo, dialogar com os atuais cooperados para identificar se de fato há interesses a serem compartilhados.

CUIDADOS AO CONTRATAR COOPERATIVA

Um detalhe interessante a ser observado é que o cooperado não tem vínculo de trabalho com a cooperativa. Ou seja, ele não recebe benefícios como 13º salário, férias, licenças, entre outros.
Sendo assim, quando um cliente contrata uma cooperativa de trabalho, ele adquire o direito da prestação de serviços ou da aquisição de produtos de um ou mais membros da cooperativa.
Nesse sentido, é bom que a empresa fique atenta à idoneidade da cooperativa. Isso porque, com as crises econômicas recentes, houve um crescimento no setor, mas no entanto, muitas cooperativas foram criadas apenas para maquiar a exploração de mão de obra trabalhadora.
Os cuidados a serem tomados pelas empresas, por consequência, são a análise do contrato para evitar futuros passivos trabalhistas, a checagem dos valores (se estiverem muito abaixo de mercado é bom desconfiar), a capacidade de entrega e a qualidade dos serviços e produtos.
O sistema de cooperativa é um modelo de negócios que vem se fortalecendo no mundo inteiro, trazendo ganhos para pessoas, empresas e a comunidade que se beneficia com a geração indireta de empregos e benfeitorias.
Gostou do nosso artigo sobre cooperativa de trabalho? Acha que pode ser interessante para os seus conhecidos? Então compartilhe em suas redes sociais