PRINCIPAIS DESAFIOS DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS

  • PRINCIPAIS DESAFIOS DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS

PRINCIPAIS DESAFIOS DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS

Apesar de parecer fácil para quem vê de fora, gerenciar um negócio é uma tarefa bastante complexa. Os desafios das empresas de serviços, por exemplo, são inúmeros.
Isso acontece porque esse segmento possui algumas particularidades que tornam a administração mais desafiadora.
No entanto, para alcançar o sucesso empresarial é necessário superar esses obstáculos. Continue a leitura e descubra como fazer isso.
 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS?

Uma empresa de serviços é aquela que desenvolve atividades contratadas por pessoas físicas ou jurídicas.
Nesse caso, o lucro provém integralmente da prestação de serviços, ou seja, ela recebe o pagamento por alguma tarefa realizada em vez de vender ou fabricar algum produto.
Confira abaixo quais são as principais dificuldades enfrentadas por esse tipo de empresa:

1.      GESTÃO DE PESSOAS

O setor de serviços normalmente envolve muitos profissionais, sendo que as suas atribuições são extremamente significativas para o desenvolvimento do negócio, afinal, o faturamento da empresa depende disso.
Sendo assim, a gestão de pessoas é um dos principais desafios das empresas de serviços, tendo em vista que não é uma tarefa fácil alinhar todos os colaboradores com a cultura organizacional.
No entanto, para manter o nível de qualidade é fundamental que todos trabalhem da mesma maneira e com o mesmo padrão.

2.      FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Reter os clientes é o objetivo da maioria das empresas de serviços, evitando assim os gastos com estratégias e ações de atração. Contar com uma base fixa de clientes é sempre mais vantajoso para a empresa.
No entanto, essa meta acaba sendo afetada principalmente por causa do desafio da gestão de pessoas citado anteriormente.
Com diversos profissionais realizando as atividades de maneiras distintas e com qualidades variadas, o contratante acaba criando preferência por um profissional específico, e quando este não pode atendê-lo gera insatisfação que muitas vezes ocasiona a perda do cliente. E isso nos leva a próxima problemática...

3.      RETENÇÃO DE TALENTOS

Com alguns profissionais sobrecarregados pela preferência dos clientes eles tendem a ficarem insatisfeitos e desanimados, o que acaba afetando a produtividade e muitas vezes gerando altos índices de rotatividade.
Inclusive, alguns dos bons funcionários acabam recebendo propostas de trabalho mais vantajosas diretamente do contratante. Ocasionando assim a perda não só do colaborador, mas também do cliente.
Sendo assim, a retenção de talentos se torna mais um dos desafios das empresas de serviços.

4.      REDUÇÃO DE CUSTOS

Reduzir custos é com certeza um dos principais desafios enfrentados pelas empresas de serviços, tendo em vista que a maioria delas já opera apenas com o que é essencial. Além disso, é difícil diminuir gastos quando não se sabe ao certo as despesas que você possui.
No entanto, para permanecer competitivo no mercado é preciso praticar preços atraentes, ainda mais em períodos de crise.

 

COMO SUPERAR OS DESAFIOS DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS

Na maioria das vezes os desafios das empresas de serviços são superados com muita criatividade, inovação e adaptação.
Porém, existem algumas boas práticas que ajudam os gestores a passarem por essas dificuldades, confira abaixo:
· Elaborar um organograma: Resumidamente, um organograma é feito para ilustrar a hierarquia da empresa. Através dele é possível deixar claro quem deve se reportar a quem e definir os responsáveis por cada tarefa. Essa é uma ferramenta bastante eficaz para a gestão de pessoas.
·Criar um programa de treinamentos: Investir na capacitação dos colaboradores é uma boa maneira de fidelizar clientes devido ao aumento da qualidade do serviço prestado, além de aumentar o índice de satisfação dos funcionários, reduzindo o turnover.
·Ter um programa de incentivos: As recompensas são um modo de reter talentos e isso pode ser feito de inúmeras formas, tais como: folga de aniversário, descontos em instituições de ensino e horários flexíveis.
·Fazer um planejamento: De acordo com o estudo causa mortis, feito pelo SEBRAE, a maioria das empresas fecham por falta de planejamento. Portanto, antes de abrir o seu negócio, estude o mercado.
·Utilizar recursos tecnológicos: De acordo com o mesmo estudo citado acima, as empresas que costumam com frequência aperfeiçoar produtos e serviços, estar atualizadas com respeito às tecnologias do setor, inovar em processos e procedimentos e investir em capacitação, tendem a sobreviver mais no mercado.
·Criar estratégias para reduzir custos: Mapeie todos os seus gastos e crie uma rotina de controle periódico. Dessa forma, você pode ter ideias para diminuir os custos e até mesmo melhorar o preço dos serviços.
 

OS BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA PARA O MERCADO DE SERVIÇOS

Existem diversas vantagens no uso de tecnologias para o mercado de serviços. Além de modernizar os processos, elas ajudam na otimização do tempo, aumentando a produtividade.
Descubra a seguir outros benefícios das tecnologias aplicadas a esse segmento e como elas podem ajudar a superar os desafios das empresas de serviços.
Redução de custos: A tecnologia é fundamental para o desenvolvimento do negócio. O uso de sistemas como ERP, por exemplo, facilitam o gerenciamento e a visualização dos gastos por meio de relatórios e gráficos que permitem aprimorar processos e reduzir custos.
Aumento da produtividade: Através do uso de recursos tecnológicos como a automação, por exemplo, é possível aumentar a produtividade e consequentemente o faturamento da empresa.
Reduz falhas humanas: Pessoas erram e máquinas também, porém com menos frequência que os humanos se forem de qualidade e passarem por manutenções periódicas. As tecnologias não são afetadas por fatores externos como estados de espírito, por isso, as chances de falhas e erros diminuem.
Diminui retrabalhos: Menos falhas também significam menor quantidade de retrabalhos, que contribui para a diminuição dos gastos.
Aumento do controle de qualidade: Através dos relatórios emitidos pelos recursos tecnológicos utilizados é possível encontrar falhas nos processos e corrigi-las, melhorando o nível do serviço prestado.
Registro dos serviços: Por meio do uso de sistemas é possível manter registros de todos os serviços prestados, promovendo um atendimento mais personalizado e possibilitando consultas futuras.
Melhora a gestão de pessoas: Alguns softwares fazem todo o gerenciamento das equipes, tais como: controle do rendimento dos vendedores, serviços realizados, alcance de metas e cálculo do ROI (retorno sobre investimentos).
Promove tomadas de decisão mais assertivas: Com base nos dados obtidos pelos sistemas, o gestor pode tomar decisões mais assertivas e que podem trazer maiores resultados para a empresa.
 

EXEMPLOS DE TECNOLOGIAS MAIS UTILIZADAS:

· Big Data: serve para analisar e interpretar um enorme volume de dados de grande variedade.
·Inteligência artificial: utiliza máquinas para realizar tarefas humanas, otimizando processos e aumentando a produtividade.
·Cloud computing: também é conhecida como computação em nuvem e permite o acesso remoto de softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio de qualquer local e dispositivo com acesso à internet.
·Internet das coisas: é a forma com que os objetos estão conectados e interagem entre si e com os usuários, por meio de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.
 

MELHORES PRÁTICAS PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS

O primeiro passo é sempre o planejamento (financeiro e estratégico). Ele é o principal fator de desenvolvimento de qualquer empresa.
Portanto, levante informações relevantes sobre o mercado, seus clientes em potencial, fornecedores e concorrentes.
Estabelecer um diferencial de mercado também é uma estratégia bastante eficaz. Atualmente os clientes não se preocupam apenas com o preço de um serviço, mas também com o seu valor.
Ter um plano de ação com direcionamentos para atingir os objetivos é muito importante para o crescimento das empresas de serviços.
Não negligenciar o uso das tecnologias é outra recomendação. Já vimos anteriormente todos os benefícios que elas podem trazer para esse setor.
Por fim, acompanhar os indicadores regularmente é necessário para identificar falhas nos processos e promover melhorias, aumentando a qualidade dos serviços.
 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao longo desse artigo nós listamos os principais desafios das empresas de serviços. No entanto, sabemos que existem muitas outras dificuldades que devem ser superadas para que o sucesso empresarial possa ser conquistado.
Além disso, ficou evidente que o uso de recursos tecnológicos é uma excelente estratégia para otimizar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos.
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